quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MINAS RECEBE EQUIPAMENTO DE PERICIA, AQUELA MALETA CHEIA DE ITENS DO CSI!

Polícia Civil de São João del-Rei recebe novos equipamentos para perícia
A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais, vai entregar na segunda-feira (31/10), 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime para o interior do Estado. São João del-Rei será beneficiada com duas.
A entrega das maletas será feita na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, às 15h. Elas foram adquiridas a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com investimento de R$ 2,5 milhões. Minas Gerais recebeu um total de 150 maletas, das quais 55 já repassadas para Belo Horizonte.
As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o Estado terão à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais.
Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas.
Segundo o superintendente, a Polícia Civil de Minas está investindo, ainda, outros R$ 3 milhões somente em equipamentos para a realização de perícia criminal no Estado. Além dos kits de perícia, já foram adquiridos dois microcomparadores balísticos, usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo. Foram adquiridos também outros equipamentos de laboratório, como cromatógrafos, utilizados para diagnosticar substâncias químicas como droga                                                                  

Diagnóstico da perícia criminal
A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um inédito e detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões de Minas.
O levantamento revelou que, em 2010, foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. O diagnóstico detectou também, por exemplo, que 44% das perícias criminais são relacionadas com drogas. 
Os equipamentos têm sido adquiridos e distribuídos conforme a avaliação dos locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico, que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal..

Nenhum comentário:

Postar um comentário