segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1º DE NOVEMBRO DIA DE TODOS OS SANTOS, DIA 2 DIA DE TODOS OS MORTOS!

O DIA DE TODOS SANTOS É COMEMORADO EM HOMENAGEM A TODOS QUE MORRERAM EM ESTADO DE GRAÇA E NÃO FORAM CANONIZADOS.
NA TRADIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA DESDE O SÉCULO 1º É COMEMORAR NO DIA 1º DE NOVEMBRO  O DIA DE TODOS OS SANTOS. É VERDADE QUE EXISTE SANTOS PARA TODO MUNDO E TODO DIA SE COMEMORA UM SANTO. PELA IGREJA FICOU RESERVADO TODO DIA 1º DE NOVEMBRO A HOMENAGEM A TODOS.



E NO DO DIA 2,  DIA DE FINADOS. A VISITA AOS ENTES QUERIDOS ENTERRADOS OU DEPOSITADOS. PELA TRADIÇÃO É MUITO COMUM FAMÍLIAS ADQUIRIREM JAZIGOS E ALI  DEPOSITAREM OS RESTOS MORTAIS DE TODOS OS MEMBROS. O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro.
O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Agora é muito importante que todos se lembrem que cuidar da última morada dos nossos entes queridos deve ser uma tarefa natural e com cuidados práticos para que não provoquemos alguma situação de risco à saúde por exemplo mantendo tudo bem cuidado e limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário