segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1º DE NOVEMBRO DIA DE TODOS OS SANTOS, DIA 2 DIA DE TODOS OS MORTOS!

O DIA DE TODOS SANTOS É COMEMORADO EM HOMENAGEM A TODOS QUE MORRERAM EM ESTADO DE GRAÇA E NÃO FORAM CANONIZADOS.
NA TRADIÇÃO DA IGREJA CATÓLICA DESDE O SÉCULO 1º É COMEMORAR NO DIA 1º DE NOVEMBRO  O DIA DE TODOS OS SANTOS. É VERDADE QUE EXISTE SANTOS PARA TODO MUNDO E TODO DIA SE COMEMORA UM SANTO. PELA IGREJA FICOU RESERVADO TODO DIA 1º DE NOVEMBRO A HOMENAGEM A TODOS.



E NO DO DIA 2,  DIA DE FINADOS. A VISITA AOS ENTES QUERIDOS ENTERRADOS OU DEPOSITADOS. PELA TRADIÇÃO É MUITO COMUM FAMÍLIAS ADQUIRIREM JAZIGOS E ALI  DEPOSITAREM OS RESTOS MORTAIS DE TODOS OS MEMBROS. O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro.
O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Agora é muito importante que todos se lembrem que cuidar da última morada dos nossos entes queridos deve ser uma tarefa natural e com cuidados práticos para que não provoquemos alguma situação de risco à saúde por exemplo mantendo tudo bem cuidado e limpo.

sábado, 29 de outubro de 2011

Dia Mundial do AVC: saiba como evitar DERRAMES

  A maioria dos fatores de risco, como colesterol alto e hipertensão, pode ser controlada! 
  
Neste dia 29 de outubro é lembrado o Dia Mundial de Combate ao AVC, doença responsável pela morte de cinco milhões de pessoas no mundo a cada ano, de acordo com a OMS. No Brasil, a doença mata mais que o infarto: são mais de 100 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Outro dado alarmante é que um em cada seis brasileiros corre risco de sofrer um AVC.
Popularmente conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral é uma alteração do fluxo de sangue no cérebro, que ocorre por falta ou extravasamento de sangue em alguma região do corpo.
Mas é possível se prevenir de um AVC, já que a maioria dos fatores de risco para o quadro clínico pode ser evitada. Quanto mais idade a pessoa tiver, maiores são as chances de derrame e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Conheça esses fatores e saiba como combatê-los, é só ficar atento: 
Tabagismo.pressão alta, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas e gorduras.
                                  E praticar muito exercício e bastante caminhada!

SECRETARÍA DE SAÚDE DE SÃO JOÃO ESTÁ ATENTA POIS MENINGITE ESPARRAMA FÁCIL E PODE INFECTAR MUITA GENTE!


Depois da confirmação de várias mortes  por meningite no acampamento da Gerddau, que trouxe do norte do país mais de 1200 peões, na periferia da cidade de Ouro Branco a reação das autoridades locais de saúde foram imediatas, já que o governo estadual apenas seguia os procedimentos chamados padrão, ou seja "esperar pra ver como é que fica". Depois de vários bate bocas, conseguiram a vacina. Ela chegou para pessoas da cidade e pequena região em volta, pessoas de 4 a 35 anos. Ai foi a vez dos moradores de Lafaiete e cidades próximas exigirem a vacina e até agora o governo não autorizou. Aqui em são João del Rei e região, sabemos que são muitos operários que trabalham lá em Ouro Branco e eles vão e vêem e recebem visitas de amigos e parentes. O risco de contaminação é verdadeiro. O Secretário de Saúde José Marcos antecipou-se e em nota afirmou que o setor de epidemiologia está atento mas que a população não precisa se preocupar. A meningite é uma infecção das meninges, membranas que envolvem o cérebro e podem ser causadas por bactérias, virus e fungos. A principal causa de transmissão é por vias respiratórias contatos diretos entre as pessoas.

BASTIDORES DA POLITICA LOCAL TERÁ ESPAÇO AQUI NA COLLUNA DO ZÉ A PARTIR DE NOVEMBRO!

A PARTIR DE NOVEMBRO A "COLLUNA DO ZÉ" ESTARÁ ENTREVISTANDO E CONVERSANDO COM TODOS PRETENSOS E PSEUDOS CANDIDATOS Á PREFEITURA NAS ELEIÇÕES DO NO QUE VEM. COMO SABEM  NESTE PERÍODO SURGEM ESPECULAÇÕES, ACUSAÇÕES, REVELAÇÕES, INDAGAÇÕES E INFELIZMENTE SÓ NÃO SURGEM "AÇÕES". VAMOS JUNTOS ANALISAR E DEBATER SOBRE NOMES, CONCEITOS E TENTAR ARRANCAR, SE TIVEREM ALGUMA PROPOSTA. AGUARDEM TAMBÉM EM BREVE ESSA COLUNA, A COLLUNA DO ZÉ ESTARÁ NO MURAL FOLHÃO, QUE ESTARÁ AFIXADO EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MINAS RECEBE EQUIPAMENTO DE PERICIA, AQUELA MALETA CHEIA DE ITENS DO CSI!

Polícia Civil de São João del-Rei recebe novos equipamentos para perícia
A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais, vai entregar na segunda-feira (31/10), 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime para o interior do Estado. São João del-Rei será beneficiada com duas.
A entrega das maletas será feita na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, às 15h. Elas foram adquiridas a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com investimento de R$ 2,5 milhões. Minas Gerais recebeu um total de 150 maletas, das quais 55 já repassadas para Belo Horizonte.
As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para isolamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o Estado terão à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais.
Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas.
Segundo o superintendente, a Polícia Civil de Minas está investindo, ainda, outros R$ 3 milhões somente em equipamentos para a realização de perícia criminal no Estado. Além dos kits de perícia, já foram adquiridos dois microcomparadores balísticos, usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo. Foram adquiridos também outros equipamentos de laboratório, como cromatógrafos, utilizados para diagnosticar substâncias químicas como droga                                                                  

Diagnóstico da perícia criminal
A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um inédito e detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões de Minas.
O levantamento revelou que, em 2010, foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. O diagnóstico detectou também, por exemplo, que 44% das perícias criminais são relacionadas com drogas. 
Os equipamentos têm sido adquiridos e distribuídos conforme a avaliação dos locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico, que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal..

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESCOLA PIO XII EM PÉ DE GUERRA COM O PREFEITO!

Pais e alunos da Escola Municipal do Bairro Pio XII não aceitam a decisão do prefeito de indicar o diretor da escola. Segundo eles, tinham a palavra do próprio prefeito que permitiria que escolhecem a direção. Porém, esta semana em cima da hora, ja que o prazo para apresentação das chapas se encerra dia 28 Sexta Feira, foram comunicados que a escola do Pio XII e o CAIC teriam a indicação feita pelo prefeito, o que revoltou os pais e professores que ja iniciaram o movimento para mudar a situação. Eles não abrem mão de escolher o profissional que irá dirigir a escola dos seus filhos.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ATLETAS SANJOANENSES DE MUAY THAI VENCEM LUTA DIFICIL NO RIO DE JANEIRO!!

   Neste fim de semana, 22 e 23 de Outubro os atletas Wenderson Oliveira(Andinho) e Mauro Almeida(Jefinho) da Academia Extreme Power do Mestre José Geraldo participaram do CBMT OPEN DE MUAY THAI.
As Lutas bastantes acirradas tiveram a participação de atletas do Rio de Janeiro, Ceára, Rio Grande do Sul, e nossos atletas sanjoanenses Andinho e Jefinho cada um em sua categoria venceram e trouxeram  medalhas.
 A competição foi realizada pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAY THAI, com um nível alto de atletas.
A VITÓRIA DOS ATLETAS FOI DEVIDO AO GRANDE ESFORÇO E DEDICAÇÃO APLICADOS NOS TREINAMENTOS DIÁRIOS.

ANDINHO JÁ COM SUA SEGUNDA VITÓRIA E O ESTREIANTE JEFINHO NÃO TOMOU CONHECIMENTO E FOI PRA CIMA GANHANDO A LUTA.

sábado, 22 de outubro de 2011

NOVAS NORMAS PERMITIRÃO AUMENTO A FABRICAÇÃO DE VACINAS E PRODUÇÃO DE REMÉDIOS.

 Durante a Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a definição de normas que vão servir como base para a cópia, registro e produção de medicamentos biotecnológicos no País. Esses produtos, como vacinas, kit diagnóstico e tratamento para doenças como câncer, são criados a partir de organismos vivos ou parte deles. A nova norma será publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para o ministro, Alexandre Padilha, o Brasil agora consegue vencer as barreiras da legislação internacional para produzir mais medicamentos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SINAIS DE TRÂNSITO QUEIMADOS PROVOCAM A MAIOR BADERNA NAS ESQUINAS DA CIDADE!


AS ESQUINAS DA CIDADE COMO A ENTRADA DA CAIEIRA, O CRUZAMENTO DA PONTE BENEDITO VALADARES COM A PRAÇA DA ESTAÇÃO E A DA SUBIDA DO DOM BOSCO SEMPRE FORAM PERIGOSAS, ATÉ RECEBEREM OS MODERNOS SEMÁFAROS COM LEDS. VINDOS DE UMA FÁBRICA NO SUL DO PAIS (SERÁ QUE MAIS PERTO NAO EXISTE NENHUMA?) ELES AOS POUCOS DIMINUIRAM AS COLISÕES E ACENTUADAMENE OS ACIDENTES. SE BEM QUE GRANDE PARTE DELES PROVOCADOS PELA FALTA DE PREPARO DOS MOTORISTAS, PELA IRRESPONSABILIDADE DE MOTOCICLISTAS, PELO ABUSO DE CICLISTAS E FINALMENTE PELA FALTA DE ATENÇÃO E RESPEITO DE PEDESTRES. MAS OS PROBLEMAS PREVISTOS JÁ COMEÇARAM. O SINAL DA ESQUINA DO DOM BOSCO JÁ ESTRAGOU 3 VEZES. O DA ENTRADA DA CAIEIRA FICOU DESLIGADO QUASE UM MÊS INTEIRO. E AGORA O DA ESQUINA DA PRAÇA DA ESTAÇÃO COM A PONTE BENEDITO VALADARES, POR CAUSA DE UM CURTO NA REDE ELÉTRICA COMPLETOU 10 DIAS DESLIGADOS. O DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DEVE PROCURAR UM FORNECEDOR DE SEMÁFAROS MAIS PERTO POIS QUEIMAR SEMPRE VAI ACONTECER, E FICARMOS TANTO TEMPO ESPERANDO PELA REPOSIÇÃO DEVIDO A DISTÂNCIA É UM CASTIGO QUE A NOSSA CIDADE NÃO MERECE. UFA!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em breve nas ruas de São João del Rei o Mural Folhão com notícias Politícas, Sociais e Culturais

A importância de informar com seriedade e muita responsabilidade sempre me motivou e inspirou nestes vários anos como repórter.Desde a década de 70, quando já escrevia para o diário O Raio, há anos na Emboabas Am, recentemente aqui na Colluna do Zé e agora muito breve na mural folhão.

VARIAS SESSÕES DE JURI MOVIMEMTAM FORUM EM OUTUBRO E NOVEMBRO!

AS VARAS CRIMINAIS ATRAVÉS DE SEUS JUIZES JÁ FIZERAM AS CONVOCAÇÕES PARA FORMAR OS JURIS QUE VÃO TRABALHAS NESTE MÊS DE OUTUBRO E AVANÇA O MÊS DE NOVEMBRO, ALIVIANDO ASSIM O ACÚMULO DE PROCESSOS PENDENTES. DE ACORDO COM A LEI, É CONVOCADO UM GRANDE NÚMERO DE CIDADÃOS QUE COMPARECEM AO FORUM PARA PRESTAR SEUS TRABLHOS COMO JURADOS. A CADA SESSÃO E EM CADA VARA SE APRESENTAM EM NÚMERO DE 21 A 25 E ALI MINUTOS ANTES DE INICIAR A SESSÃO, O PROMOTOR QUE ESTARÁ ATUANDO JUNTAMENTE COM O DEFENSOR PUBLICO OU ADVOGADO DE DEFESA SELECIONAM 7 JURADOS. OS NOMES DOS DEMAIS NÃO ESCOLHIDOS NAQUELE DIA, PARA AQUELA SESSÃO VOLTAM PARA A URNA E NA SESSÃO SEGUINTE PROCEDE-SE O MESMO RITUAL ATÉ, ACABAREM AS SESSÕES DEFINIDAS PELO CALENDÁRIO PUBLICADO. AINDA PELA LEI, SÓ NÃO PERMANECEM NO QUADRO DE POSSÍVEIS JURADOS PESSOAS COM LIGAÇÕES IMEDIATAS COM O RÉU, ADVOGADOS, TESTEMUNHAS E PROMOTORES QUE ATUARÃO NA SESSÃO. PEDIDOS PARA SE RETIRAREM SÃO RAROS, MAS ALGUMAS PESSOAS ENCAMINHAM PEDIDOS COM JUSTIFICATIVAS, QUE PODEM SER DEFERIDOS OU INDEFERIDOS. SEM UMA RESPOSTA EFETIVA EMIITDA DIRETAMENTE PELO JUIZ OU JUIZA DE ONDE ENCAMINHOU O PEDIDO, NINGUÉM PODE DEIXAR DE COMPARECER COM PENA DE SER MULTADO DE 1 A 10 SALÁRIOS MINIMOS, OBSERVADOS AS CONDIÇÕES DO CIDADÃO EM QUESTÃO E OUTRAS PUNIÇÕES QUE SÃO PREVISTAS PELA LEI. A ESPECTATIVA DA DIREÇÃO DO FORUM É QUE AS SESSÕES DE JURI PREVISTAS PARA ESTE ANO DESAFOGUE BASTANTE O GRANDE NÚMERO DE PROCESSOS ACUMULADOS. O TEMPO DE CADA SESSÃO É MUITO VARIÁVEL. ALGUMAS TERMINAM EM 2 OU 3 HOIRAS, OUTRAS PODEM DURAR ATÉ 12 HORAS OU MAIS TEMPO. DEPENDE MUITO DO GRAU E DA AÇÃO DOS PROMOTORES E DEFENSORES. AS SESSÕES REALIZADAS NO SALÃO DO JURI DO FORUM CARVALHO MOURÃO, SITUADO NO ALTO DA 8 DE DEZEMBRO, SÃO ABERTAS AO PÚBLICO E GERALMENTE TEEM SEU INICIO NA PARTE DA MANHÃ.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"SIM" - SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL COMPLETA 2 ANOS DE IMPLANTAÇÃO!

A SECRETARÍA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO, OS PEQUENOS  E MÉDIOS PRODUTORES DA REGIÃO COMEMORAM 2 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DO SIM - SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL. ESSE SERVIÇO GARANTE AOS PRODUTORES UM REGISTRO AUTENTICADO DE QUALIDADE AO PRODUTO INSPECIONADO. A GARANTIA DA QUALIDADE, DA PROCEDÊNCIA E DAS NORMAS SANITÁRIAS SÃO ASSEGURADAS, O QUE DÁ AO PRODUTOR A CERTEZA DE COMERCIALIZAÇÃO SEGURA POR TODA REGIÃO. AS COMEMORAÇÕES SERÃO EM SOLENIDADE NO PRÓXIMO DIA 21 ÀS 7 DA NOITE NA SEDE SOCIAL DO ATLETIC CLUBE.  CONTARÁ COM A PRESENÇA DE VÁRIAS AUTORIDADES MUNICIPAIS E DO ESTADO, DIRIGENTES DE ENTIDADES COMO IMA, EPAMIG, EMATER, DEPUTADOS E PREFEITOS DA REGIÃO. OUTRA COMEMORAÇÃO IMPORTANTE NO MEIO PRODUTOR DA REGIÃO É A CONFIRMAÇÃO DA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI COMO A 5ª REGIÃO PRODUTORA DE QUEIJO MINAS ARTESANAL. E SEGUE EM TRAMITES LEGAIS A LEI 19.476/2011 QUE FORNECE HABILITAÇÃO SANITÁRIA AO ESTABELECIMENTO AGROINDUSTRIAL RURAL DE PEQUENO PORTE ( AGRICULTURA FAMILIAR) O QUE PERMITIRÁ AOS PRODUTORES TRANSITAR E COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS NO CEASA/MG E EM TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS. LOGO A PROMULGAÇÃO DESSA LEI SERÁ CRIADO AQUI UM CONSÓRCIO ENTRE OS MUNICIPIOS CRIANDO ASSIM A 1ª REGIÃO CREDENCIADA A REVENDER SEUS DELICIOSOS  PRODUTOS, COMO O NOSSO FAMOSO QUEIJO MINAS.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RECICLAGEM SERÁ DISCUTIDA SEGUNDA DIA 17

O ASSUNTO RECICLAGEM SEMPRE FOI IMPORTANTE. PERDEU ESPAÇO NA DISCUSSÃO PARA EXPRESSÕES MAIS ELEITOREIRAS COMO" MEIO AMBIENTE", MAS EM MOMENTO ALGUM PERDEU SUA IMPORTÂNCIA NAS REFORMAS QUE O MUNDO MODERNO EXIGE DA SOCIEDADE. NA PRÓXIMA SEGUNDA DIA 17 UM GRUPO DE PESSOAS DE VÁRIOS SETORES ESTARÃO SE REUNINDO PARA DISCUTIR RECICLAGEM JUNTAMNETE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. A PRESENÇA DA EX-MINISTRA DO MEIO AMBIENTE MARINA SILVA ACONTECE NA CAPITAL A CONVITE DOS ORGANIZADORES DESSA MESMA CAMPANHA PROMOVIDA PELA UFMG E AQUI PELA UFSJ, NOS REMETE A REFLETIR E PRINCIPALMENTE MARCAR PRESENÇA NO EVENTO. ISTO PORQUE ELA DURANTE O PERIODO EM QUE EXERCEU A PASTA DE MINISTRA DO MEIO AMBIENTE TEVE CONTATO COM PESSOAS E ENIDADES EM VÁRIOS ESTADOS E PAISES QUE TRATAM DO ASSUNTO. COM CERTEZA APRENDEU MUITO SOBRE O TEMA E SE ESSE ENCONTRO NÃO FOR MAIS UM DAQUELES POLITIQUEIROS PARA JUSTIFCAR VIAGENS PELO PAIS, SERÁ DE RELEVANTE IMPORTANCIA PARA NOSSA CIDADE E REGIÃO, QUE ESTÁ MUITO ATRASADA NAS POLITICAS PRÁTICAS DE RECICLAGEM. NA MICRO REGIÃO EM VOLTA DA CIDADE ALUNS MUNICÍPIOS JÁ TOMARAM A INICIATIVA E JA IMPLANTARAM ALGUMAS ALTERNATICAS COMO AS PEQUENAS USINAS DE RECLICLAGEM. AQUI AS AUTORIDADES DO MEIO NEM COGITAM AGIR. ESSE ENCONTRO DIA 17 DE REPENTE PODERÁ SER UM ALERTA E SACUDIR NOSSAS AUTORIDADES E PROVOCANDO-AS A TOMAREM UMA ATITUDE SÉRIA E RESPONSÁVEL NA QUESTÃO DA RECICLAGEM. VAMOS CONFERIR E COBRAR

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TRECHO DO KIBON VIRA RIO SÓ NA PRIMEIRA PANCADA DE CHUVA!




"ASSASSINO INVISIVEL DE IDOSOS" PRECISA SER COMBATIDO JÁ!

A solidão é o "assassino invisível" do idoso, que ameaça a saúde, tanto quanto a obesidade ou o tabagismo. O alerta é de uma campanha organizada por ONGs britânicas, que alegam que  o custo emocional da solidão pode ser conhecido, mas os danos físicos provocados por ela têm sido negligenciados. 
Segundo os promotores da campanha – Age UK Oxfordshire, Counsel and Care, Independent Age e WRVS  – um em cada dez idosos britânicos sofre de solidão intensa, o que conduz a um risco aumentado de depressão, que favorece o desenvolvimento de maus hábitos alimentares e de práticas sedentárias, que excluem a atividade física do cotidiano. A falta de interação social aumenta as chances do idoso de sofrer com doenças degenerativas, como  o Alzheimer.
O maior objetivo dos organizadores é sensibilizar os profissionais de saúde para a relação entre saúde precária e solidão na terceira idade. Por meio da divulgação de uma pesquisa, as entidades chamam atenção para uma conscientização social sobre o "horror da solidão” e seu "impacto pernicioso” sobre as pessoas mais velhas.
De acordo com o estudo das ONGs, realizado com 2.200 pessoas, apenas uma em cada cinco tinha ciência que a solidão é um fator de risco para a saúde. No Reino Unido, a solidão entre os idosos está aumentando, em parte, devido ao maior número de idosos morando sozinhos (mais da metade das pessoas com mais de 75 anos de idade vive sozinha) e, em parte, devido à dispersão das famílias.
A Organização Mundial da Saúde já classifica a solidão como um fator de risco para a saúde maior que o tabagismo e tão grande quanto a obesidade.
Riscos da solidão na terceira idade
No Brasil estudos semelhantes caminham timidamente em termos de concientizar a população e as autoridades e entidades que cuidam dos idosos. Sem contar o Estatuto do idoso, que até hoje não conseguiu fazer valer e ser cumprido os principais direitos dos idosos. A depressão profunda em idosos  pode reduzir o tempo de vida, independentemente de qualquer doença pré-existente. A diminuição da atividade física e a falta de convívio social certamente desempenham um papel importante na associação entre a depressão e a gravidade de diversas doenças que acometem os idosos, tais como:
Doenças cardíacas e ataques cardíacos: a depressão aumenta a severidade de um ataque cardíaco e pode até prejudicar a resposta do paciente à medicação para doenças cardíacas. Embora as pessoas com doenças cardíacas possam tornar-se deprimidos, isso não explica totalmente a ligação entre os dois problemas. Os dados científicos sugerem que a depressão em si pode ser um fator de risco verdadeiro para a doença cardíaca, bem como para sua gravidade aumentada. Uma série de estudos indica que a depressão tem efeitos biológicos sobre o coração, incluindo um maior risco de coagulação do sangue, alterações do ritmo cardíaco e fluxo sanguíneo do coração  prejudicado. Quanto mais grave a depressão, mais perigosa ela é para a saúde cardíaca. Mesmo em sua forma mais leve – que inclui sentimentos de desesperança experimentados ao longo de muitos anos – a depressão pode prejudicar a saúde cardíaca.
  • Aumento da sensação de dor: A depressão coincide com o aumento da dor em pessoas idosas com condições como artrite ou fibromialgia.
  • Câncer: a relação entre depressão e câncer tem sido examinada há anos com algumas claras associações, como no câncer de pâncreas e mama. Certamente a depressão e a ansiedade tem um impacto profundo na qualidade de vida dos idosos com outros tipos de câncer.
  • Ação Imediata: Diante de tão graves constatações, aqui em nossa cidade temos a ASAP que tenta oferecer algo para seus associados, como atividades fisicas, a caminhada ecológica, serestas às terças- feiras em sua sede. A Secretaria Municipal de Saúde oferece apoio monitorado por espcialistas, vimos como exemplo na quadra da Associaçãoe dos Moradores do Bonfim nas manhãs de terças e sextas. Mas é pouco, diante da gravidade do quadro que a solidão na terceira idade pode provocar. Para piorar, vejam a situação em que se encontra o nosso querido Albergue Santo Antônio, onde vivem ali inúmeros idosos que precisam de atenção e cuidados fisicos. 

  • Solidão e estar sozinho: Tambem no Brasil recentes levantamentos dão conta que aumenta ano após ano o números de idosos que vivem completamente sózinhos. Ou por abandono da familia, ou por opição; o fato é que essse número crescente expõe ainda mais os idosos diante uma enorme variedade de riscos. Seja na hora de se locomover, ir ao banco receber pensão ou aposentradoria e até mesmo ir a um posto médico e sem contar que não tem acesso a nenhum lazer. A Secretarias Municipais responsáveis por esta questão devem urgentemente iniciar campanhas e ações que cheguem aos nossos idosos o mais rápido possível, pois até mesmo pela idade eles podem estar com muito pouco tempo para quem sabe ursufruir de algum apoio.Eles, todos eles merecem um final de vida feliz!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DIA 30 SUS MUNICIPAL TEM DE DEIXAR GARAGEM DO INSS!

LOGO QUE INICIOU A OBRA DE REFORMA DO SEU PRÉDIO DA AGÊNCIA DO INSS DE SÃO JOÃO DEL REI (SOMOS SUBORDINADOS A REGIONAL DE BARBACENA) O TRANSTÕRNO CAUSADO AOS MÉDICOS E AOS PACIENTES QUE ALI VÃO CONSULTAR SE TORNOU NA VERDADE UM CAOS. UMA BARULHEIRA ENSURDECEDORA CAPAZ DE TIRAR O TINO DE QUALQUER CIDADÃO. APROVEITANDO OS EFEITOS PROVOCADOS PELA OBRA, QUE DE ACORDO COM O CHEFE DA AGÊNCIA TEM QUE CUMPRIR PRAZOS, ELE SOLICITOU À SECRETARÍA QUE RETIRASSE O ATENDIMENTO DO SUS IMEDIATAMENTE. AINDA DE ACORDO COM O CHEFE DA AGÊNCIA A SECRETARÍA VEM SENDO AVISADA NOS ÚLTIMOS 2 ANOS. SEMANA PASSADA A QUESTÃO FOI DISCUTIDA NO MINISTÉRIO PÚBLICO, DIANTE DA REPRESENTANTE A PROMOTORA DRa ADRIANA, O SECRETÁRIO DE SAÚDE JOSÉ MARCOS E O AGENTE RESPONSAVEL PELO INSS O SR. HUGO BRIGHENTI. E O QUE FICOU DECIDIDO É QUE O SUS TEM ATÉ DIA 30 PARA SE RETIRAR. A ALTERNATIVA EMERGENCIAL QUE SOBROU PARA A SECRETARÍA SERÁ LEVAR O ATENDIMENTO PARA O PRÉDIO NOVO E INACABADO QUE SERIA A NOVA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL NA AVENIDA 8 DE DEZEMBRO, BARGANHARAM ESSA FUTURA SEDE NO PRÉDIO ONDE FUNCIONOU O FORUM CARVALHO MOURÃO NO CENTRO. PORÉM ELA, ESSA INACABADA NOVA SEDE PRECISA DE VÁRIAS ADEQUAÇÕES E O TEMPO É CURTO. SIMPLESMENTE ENFIAR MÉDICOS E PACIENTES SEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO NÃO PODE. VAMOS VER A CAPACIDADE DA SECRETARÍA DE AGIR EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA COM EFICIÊNCIA!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

NOVO TRATAMENTO: Pacientes com problemas neurológicos do SUS são reabilitados com videogame

 XBOX 360, PS3, Wii. Esses são indicados por especialistas como os videogames mais modernos do mercado. Mas toda essa tecnologia não interessa só aos jovens. O aposentado, Divino Rodrigues da Silva, está se saindo muito bem nos jogos do Nintendo Wii. Ele faz parte de um grupo de 12 pacientes da Universidade de Ribeirão Preto, a Unaerp, que passa por um novo tratamento de reabilitação através do videogame. O aposentado que jogava o antigo Atari com os filhos, hoje usa a brincadeira para voltar a ter os movimentos do lado direito do corpo, perdidos após sofrer um derrame.
César Zanella, supervisor de estágios da clínica da Unaerp, é o responsável por implantar a terapia, que começou em março desse ano. Aliada a fisioterapia comum, os jogos do videogame obrigam os pacientes a se movimentar  em uma prancha com o controle na mão.
O fisioterapeuta recomenda a técnica para reabilitar também pacientes com outras doenças.

domingo, 9 de outubro de 2011

MPF DÁ 10 DIAS PARA INSS DE SÃO JOÃO DEL REI CONTRATAR MAIS 3 PERITOS!

A PERICIA REALIZADA  NO INSS DE SÃO JOÃO HÁ MUITO VEM DANDO PROBLEMAS, QUASE VIRANDO CASO DE POLICIA. POR DIVERSAS VEZES DESAVENÇAS ENTRE USUÁRIO E PERITOS. NA MAIORIA DOS CASOS REGISTRADOS AS PESSOAS ACUSAM OS PERITOS DE MAUS TRATOS, CONSTRANGIMENTOS E OFENSAS. AO INVÉS DE AGIR O INSS APENAS RESPONDEU EM NOTAS QUE IRIA APURAR OS FATOS, COISA QUE ATÉ HOJE NÃO ACONTECEU. A SITUAÇÃO PIOROU E 2 DOS 3 PERITOS FORAM AFASTADOS OU SE DEMITIRAM, NÃO DERAM A MÍNIMA SATISFAÇÃO À POPULAÇÃO. POIS BEM, AGORA O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DE MINAS EXIGE QUE A SUPEIRNTENDÊNCIA DO INSS (SOMOS APENAS AGÊNCIA, SUBORDINADOS A LAFAIETE) EM 10 DIAS CONTRATE NO MÍNIMO MAIS 3 PERITOS, POIS UM APENAS NÃO CONSEGUE ATENDER A DEMANDA E AÍ MANDAM O POVO DAQUI  PARA BARBACENA OU SANTOS DUMONT, UM ENORME DESCASO COM A POPULAÇÃO. E PARA PIORAR O ENTENDIMENTO DO POVO E AUMENTAR SUA REVOLTA, ESTÃO REALIZANDO UMA TREMENDA OBRA NO PRÉDIO, OU SEJA COLOCANDO A QUESTÃO MATERIAL ACIMA DO SAGRADO DIREITO DE ATENDIMEMTO À POPULAÇÃO. ATÉ QUANDO? VAMOS CONFERIR..

sábado, 8 de outubro de 2011

RAIO X QUEBRADO PROVOCA AÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL!

SAÚDE NÃO DEPENDE SÓ DE DINHEIRO. A INICIATIVA E A RESPONSBILIDADE DE ATITUDES DOS PROFISSIONAIS E DAS CASAS DE SAÚDE SE TORNARAM FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA PRÁTICA DA BOA SAÚDE. VIMOS EM TODO PAIS A GREVE DOS MÉDICOS EM ATENDER AO CLIENTES DOS PLANOS DE SAÚDE TENTANDO FORÇAR AS OPERADORAS A AUMENTAREM O CUSTO PAGO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO.QUEM PAGA PLANO FICOU MUITO MENOS ATENDIDO DE QUEM É ATENDIDO PELO SUS. O GOVERNO DE ESTADO LIBEROU HÁ POUCOS DIAS UMA VERBA GORDA PARA AS CASA DE SAÚDE COMPRAREM EQUIPAMENTOS PARA AS U.T.Is. MESMO ASSIM MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPALDE SAÚDE DE SÃO JOÃO DEL REI ESTÃO NUMA MISSÃO MUITO SÉRIA, POIS RECEBERAM UMA DENUNCIA DE QUE NA SANTA CASA UM APARELHO DE RAIO X QUEBROU, MAS EXISTE OUTRO PERFEITO; PORÉM A CASAESTAVA USANDO PARA OS CONVÊNIOS E NEGAVA AO USUÁRIO DO SUS, ALEGANDO O DEFEITO DO APARELHO QUEBRADO. É IMPORTANTE O CONSELHO AVERIGUAR E ESCLARECER, POIS AFINAL O SUS TAMBEM É UM CONVÊNIO PAGO E PODERIA A SANTA CASA DIVIDIR AS COTAS DE USO PARA TODOS OS CONVÊNIOS E NÃO NEGAR AOS USUÁRIOS DO SUS.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A DANÇA DOS CHEFES DE PARTIDOS, TROCA TROCA DE LEGENDAS, POILITICA É A RTE DE...

DEPOIS DA "NOTICIA" QUE O EX VEREADOR EMERSON ALVES FILIOU-SE AO PT, GILBERTO LIXEIRO EXPULSO DESTE E FILIADO NO PMDB, COMISSÃO MUNICIPAL DO PTB TROCOU DE MÃOS E MAIS RECENTE A COMISSÃO DO PDT SOFREU BRUSCA ALTERAÇÃO DE DIREÇÃO, PODEMOS AFIRMAR COM SEGURANÇA QUE POLITICA NÃO É A ARTE DE ATUAR PELO POVO E PARA POVO. A NOVA VERSÃO PARA ESSA MÁXIMA SE RESUME EM " POLITICA É A ARTE DE:" O QUE EU FALO AGORA NÃO SERVE PARA AMANHÃ"...A REFORMA POLITICA QUE ADORMECE HÁ ANOS NAS GAVETAS DO CONGRESSO ENSAIOU UMA ATIVIDADE RECENTE, MAS AS PROPOSTAS DE VOTO MISTO E MISTO DISTRITAL NÃO AMADURECERAM A PONTO DE CONVENCER QUE REALMENTE SERÁ PARA MELHOR, MELHOR PARA O POVO QUE EU ME REFIRO.

SUCESSIVOS ERROS IMPEDEM SÃO JOÃO DEL REI DE RECEBER O ICMS TURISTICO

 NA  REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DA ÚLTIMA TERÇA FEIRA FOI FEITA UMA REVELAÇÃO ESTARRECEDORA. O PROJETO ENVIADO PELO EXECUTIVO EM NOME DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO PARA SER APROVADO E RECEBER O ICMS TURISTICO FOI ENVIADO COM ERROS GRAVES POR DIVERSAS VEZES E NO VAI E VEM ACABOU SE ESGOTANDO O PRAZO E A CIDADE PERDEU A VEZ. A ACUSAÇÃO FOI CONFIRMADA PELOS VEREDORES QUE TECERAM DURAS CRITICAS AO SECRETÁRIO RALFH JUSTINO E FOI PEDIDO EXPLICAÇOES DE QUEM É A RESPONSABILIDADE POR TAMANHA IMCONPETÊNCIA EM ASSUNTO TÃO IMPORTANTE. DAS 63 CIDADES APROVADAS NA NOSSA REGIÃO VARIAS RECEBERÃO E SÃO JOÃO FICA DE FORA.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IFET REALIZA EVENTO

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI REALIZA O EVENTO IF NA PRAÇA, SÁBADO DIA 8 DE 9 ÁS 15 HS NA AVENIDA TANCREDO NEVES, NO CENTRO DE SÃO JOÃO DEL REI. EM TEMPO AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS NO INSTITUTO IF VÃO ATÉ DIA 21 DE OUTUBRO.

ANIVERSÁRIO DO PREFEITO NIVALDO ANDRADE 07/10/2011

AMANHÃ O PREFEITO COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO COM O POVO. NA AVENIDA TANCREDO NEVES ELE. OFERECE REFRIGERANTES, PIPOCAS E UM BOLO COM SUA IDADE:55 METROS. A FESTA É PARTICULAR, BANCADA PELOS PARENTES E AMIGOS.

ESCRITORA DA BIENAL DO RIO DE JANEIRO PARA LIVRARIA DA CIDADE

SÁBADO DIA 8 DE 10 ÁS 17HS A ESCRITORA GAUCHA IVANE MACNIGTH LANÇA SUA COLEÇÃO, PROMOVENDO DIA DE AUTÓGRAFOS. ELA PARTICIPOU RECENTEMENTE DA BIENAL DO LIVRO NO RIO ONDE BATEU O RECORDE AO EXIBIR MAIS DE 30 TÍTULOS NUMA MESMA EXPOSIÇÃO. IVANE ABORDA EM SEUS LIVROS TEMAS MINEIROS E SANJOANENSES, ONDE PODEMOS INCLUSIVE NOS IDENTIFICAR COM FATOS, LOCAIS E PERSONAGENS.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A FIFA OU A DILMA, QUEM MANDA NO PAIS?

Recentemente a revista Forbes trouxe o nome da presidente Dilma no topo das mulheres mais poderosas e influentes do planeta, deixando algumas concorrentes de peso para trás. Lembrando que foi muito antes da presidente falar no Conselho da ONU. Mais recente ainda, ontem para ser exato o representante da tambem poderosa FIFA resolveu contestar essa força pondo em xeque tal poder. O sr Walcke apresentou alguns tópicos de exigências da entidade para serem cumpridas pelo governo Brasileiro durante a copa. Muita besteira, mas dois pontos gerou muita indignação, pois ficou evidente a interferência na soberania nacional, são eles: liberação total para venda de bebidas alcólicas nos estádios da copa (soube-se agora devido a essa exigência absurda que na verdade NÃO EXISTE LEI QUE PROÍBA E SIM UM REGULAMENTO EMITIDO PELA FAMIGERADA cbf, então vai poder)
NADA DE MEIA ENTRADA PARA ESTUDANTES (de acordo com o MINISTRO DOS ESPORTES, ESTA TAMBÉM É FÁCIL, POIS ELA, A LEI DE MEIA ENTRADA SÓ EXISTE A NIVEL DE ESTADOS E MUNICIPIOS E NÃO FEDERAL)
E POR FIM, PASMEM: NADA DE FRANQUIA PARA OS IDOSOS COMO MANDA O NOSSO ESTATUTO.
Para semana o congresso recebe as emendas e define a tal lei da copa e aí saberemos quem manda no Brasil: a FIFA ou a DILMA?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ESCOLINHA DO BONFIM CANTINHO DA ALEGRIA VAI CONTINUAR!

DEPOIS DE VÁRIAS REUNIÕES ENTRE OS PAIS E O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NADA FICOU DEFINIDO SOBRE O DESTINO DA ESCOLINHA CANTINHO DA ALEGRIA NO BONFIM. A SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO, ORGÃO DO ESTADO RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DETECTOU DIVERSAS IRREGULARIDADES E EXIGIU PROVIDÊNCIAS DA PREFEITURA, QUE EMPURRA O ASSUNTO E ATÉ TENTOU DESVIAR A ESCOLINHA PARA O PRÉDIO DO MARIA TEREZA E PARA O BAIRRO GUARDA MOR, SUGESTÕES REJEITADAS PELOS PAIS. AGORA, EM CONVERSA COM O PREFEITO MUNICIPAL, ELE ME GARANTIU QUE UMA NOVA SAIDA ESTARÁ PRONTA EM BREVE, ENVOLVENDO O GOVERNO DE ESTADO E QUE COM TODA CERTEZA A ESCOLINHA CANTINHO DA ALEGRIA NÃO VAI FECHAR. VAMOS CONFERIR O TEMPO TODO.

sábado, 1 de outubro de 2011

ORQUESTRA LIRA SANJOANENSE, 235 ANOS DE ORGULHO PARA SÃO JOÃO DEL REI E REGIÃO

DOMINGO DIA 2 DE OUTUBRO A ORQUESTRA LIRA SANJOANENSE COMPLETA 235 ANOS DE ATIVIDADES. UM BELÍSSIMO CONCERTO SERÁ REALIZADO NO TEATRO MUNICIPAL A PARTIR DAS 17:30 HORAS. PARA AS COMEMORAÇÕES PARTICIPANTES ILUSTRES COMO: A BANDA DO 11 BI,  A ORQUESTRA LIRA CECILIANA DE PRADOS E A ORQUESTRA RIBEIRO BASTOS, ENTRE OUTROS. É ESPERADO QUE OS MAIS DE 600 LUGARES DISPONÍVEIS DO TEATRO MUNICIPAL ESTEJAM OCUPADOS PARA A GRANDE COMEMORAÇÃO.