sábado, 5 de novembro de 2011

SEM CURSO DE MEDICINA EM SÃO JOÃO DEL REI SOBROU PRA NÓS ESTÁGIOS DE ENFERMAGEM E POUCOS MÉDICOS!

 Na época da luta pela instalação do Curso de Medicina em São João Del Rei nossa atuação na cobrança junto aos políticos, em especial Deputado Federal Reginaldo Lopes, que ao nosso entendimento fraquejou diante de politicos daquela região e perdeu na queda de braço para exigir do então governo Lula que fosse aqui e não lá o curso de Medicina, foi intensa o que nos sobrou caras e feias e respostas ríspidas e no final perdemos. Agora só nos resta conformar com alguns estágios de enfermeiros e futuros médicos.


Desde agosto deste ano, a primeira turma da graduação em Enfermagem da UFSJ vem, realizando a fase inicial do Estágio Supervisado. Através de convênios entre diversos estabelecimentos de saúde, alunos do 8º e 9º períodos escolhem a instituição onde pretendem atuar durante seis meses. Em São João del-Rei, os estudantes estão estagiando na Santa Casa da Misericórdia e no Hospital das Mercês. São oito as alunas nestas casas de saúde: Bruna Costa, Camila Santos, Clélia Silva, Cyrcia Silva, Lívia Izidoro, Naiara Pereira, Priscilla Oliveira e Samantha Oliveira. Elas estão divididas entre repúblicas da cidade e um alojamento da UFSJ no campus Dom Bosco.
Segundo a coordenadora do Curso, professora Márcia Christina Caetano de Souza, esse é o momento em que os alunos se “exercitarão em campo, com autonomia e liderança”. Por ser estágio, os futuros enfermeiros trabalham em tempo integral sob supervisão de médicos preceptores, nesta primeira fase. Concluída esta etapa, os estudantes passam mais seis meses dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou “Atenção Primária à Saúde” (APS), em Divinópolis, para completar um ano de estágio.
 Próxima turma: Medicina
 Os alunos da graduação em Medicina também realizarão parte de seus Estágios Supervisionados em São João del-Rei. A partir de janeiro de 2012, a cada quatro semanas, quatro alunos virão de Divinópolis para estagiar em Cirurgia Geral na Santa Casa da Misericórdia e no Hospital Nossa Senhora das Mercês. A turma de 36 estudantes estará dividida entre a cidade-sede da UFSJ e Pará de Minas. Nestas, serão recebidos por cirurgiões preceptores, os quais deverão acompanhar em toda atividade interna e externa de cirurgia geral, cirurgia ambulatorial e em ambulatórios de Clínica Cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário