domingo, 30 de setembro de 2012

Biometria em Mg e em São João Del Rei




















Nas eleições municipais de 07 de Outubro, 21 cidades do Estado terão a votação biométrica. No total, 283.776 eleitores estão aptos a votar por esse sistema, que utiliza a identificação digital. São elas: Araporã – Bom Jesus do Amparo – Cachoeira Dourada – Coimbra – Curvelo- Divinésia- Estrela Dalva – Faria Lemos- Galiléia – Itaguara- Itapeva – Marmelópolis- Mata Verde – Montezuma – Pará de Minas – Ponte Nova - Santa Efigênia de Minas – Santa Rita do Itueto-Santo Antônio do Rio Abaixo - Umburatiba.
Em São João Del Rei as zonas 256ª/328ª são biométricas.

Insulina de graça















A semana foi dura para os usuários de insulina. A Secretaria de Saúde do Estado confirmou a falta do medicamento em grande escala em quase todos os municípios. A Secretaria Municipal de Saúde preocupada com a situação conseguiu através da Farmácia Santa Terezinha que faz parte do programa Aqui Tem Farmácia Popular o fornecimento temporário de INSULINA aos usuários.

BASTIDORES DA NOTICIA: Festa de São Vicente de Paulo.












O Conselho Particular de Matosinhos promoveu junto aos demais conselhos e todos os vicentinos da cidade uma belíssima homenagem ao fundador da ordem São Vicente de Paulo Frederico Ozanan. Depois de tradicional café seguiram em caminhada até igreja de Santa Terezinha onde rezaram uma belíssima missa.

sábado, 29 de setembro de 2012

3 revisões para aposentados














O segurado do INSS com benefício concedido entre 1991 e 1994 pode conseguir um aumento de quase 100% no valor de sua aposentadoria. Decisão da Justiça Federal em Minas Gerais favorece quem podia se aposentar antes de 1991, mas pediu o benefício depois. Nesse caso, o segurado poderá ter até três revisões e chegar a 94,5% de aumento. No processo em questão, o segurado se aposentou de maneira proporcional em dezembro de 1992, com 32 anos de contribuição, mas já poderia ter pedido o benefício em dezembro de 1990. A aposentadoria dele seria de 70% da sua média salarial, que era definida pelas 36 últimas contribuições corrigidas pela inflação. A inflação em 90 era maior do que em 92, os índices de correção dos pagamentos eram mais vantajosos ao segurado.

APAE COMEMORA 45 ANOS: PARABENS!










A APAE comemora dia 30 de Setembro 45 anos de existência. Criada pelo saudoso padre Luiz Sver em 1967 para atender e assistir crianças e adultos portadores de alguma deficiência. Hoje a APAE trabalha com um grupo de profissionais e monitores que atendem aos que lá estudam e também suas famílias. A comemoração será com shows, ações sociais e rua de lazer na Av. Leite de Castro enfrente à APAE de 8:30 às 15 horas desse domingo dia 30.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NOITE DO PASTEL - IMPERDÍVEL!







O APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU PROMOVE HOJE A GRANDE NOITE DO PASTEL.a PARÓQUIA DE SÃO JUDAS TADEU É A MAIS NOVA INSTAURADA NA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI E TEM O PADRE CLAUDIR À SUA FRENTE. E PARA INICIAREM AS OBRAS DA FUTURA CASA PAROQUIAL ELES PROMOVEM HOJE A GRANDE NOITE DO PASTEL, COM CALDOS E VISPORAS. LOGO APOS A MISSA DA 19 HORAS. O CONVITE É PARA TODOS.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pagar INSS extra aumenta a aposentadoria
























O segurado que pagou INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por fora enquanto estava trabalhando com carteira assinada tem o direito de usar as contribuições maiores no cálculo da aposentadoria. O direito foi garantido pela Justiça Federal em São Paulo, que mandou o INSS revisar a aposentadoria de uma segurada que tinha dez anos de contribuições como facultativa, feitas na mesma época em que ela estava trabalhando como empregada e, portanto, tendo o desconto obrigatório do pagamento à Previdência Social. A advogada Maura Feliciano de Araújo, do escritório Amaral e Araújo Sociedade de Advogados, explica que a segurada passou dez anos complementado seus recolhimentos, fazendo contribuições como segurada facultativa. Ela teria iniciado os pagamentos por recomendação de um servidor do INSS.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jornada regulamentada!



















Entrou no Plenário da Assembleia Legislativa de MG, na Reunião Ordinária desta 3ª/18/09 mensagem do governador que encaminha projeto de lei regulamentando a extensão de jornada extraclasse para os professores da educação básica do Estado, instituindo o Adicional por Extensão de Jornada (AEJ) e o Adicional por Exigência Curricular (AEC). O projeto altera a Lei 15.293, de 2004, que institui as carreiras dos profissionais de educação básica. Sua tramitação prossegue agora nas comissões permanentes da ALMG: de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Semana do Trânsito - Responsabilidade de todos!













Como acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro é comemorada em todo pais a Semana Nacional do Trânsito. Autoridades, escolas e várias entidades levam á população informações e ações para provocar atitudes responsáveis no cotidiano do trânsito. Na cidade além das blitz educativas, foram distribuídos folhetos educativos em vários pontos da cidade.




segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DEBATE APRESENTOU ALTO NÍVEL NAS RESPOSTAS DOS CANDIDATOS!












O DEBATE PROMOVIDO PELO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS SINDSERV E DA EDUCAÇÃO SINDUTE TEVE UMA PRESENÇA BOA DE SERVIDORES. ALGUNS QUEIXARAM QUE SÓ RECEBERAM AUTORIZAÇÃO PARA IREM JÁ EM CIMA DA HORA. AS PERGUNTAS, A ORDEM DE QUEM IRIA RESPONDER PRIMEIRO E OS TEMAS SELECIONADOS, TUDO ACONTECEU ATRAVÉS DE SORTEIO. SOMENTE A POSIÇÃO NA MESA RESPEITOU A ORDEM ALFABÉTICA. HELVÉCIO REIS/VICENTE LEÃO- JORDANO SANTOS/ALEX LOMBELO E NIVALDO ANDRADE/JORGE HANNAS. AO FINAL ASSESSORES E SIMPATIZANTES COMENTAVAM O DESEMPENHO DE SEU CANDIDATO NO DEBATE. ENTRE OS PRESENTES MUITO SE COMENTOU POR QUE OUTRAS ENTIDADES COMO ACI- DEL REI NÃO PROMOVEM DEBATES DESSE PORTE.

DEBATE PROMOVIDO PELO SindSERV E PELO SindUTE TEVE A PRESENÇA DOS 3 CANDIDATOS A PREFEITO!


Bastidores da notícia
                                                                                         















O SindSERV e o SindUTE promoveram na 2ª feira/24/09 um debate entre os candidatos à prefeitura com a participação dos servidores municipais. A prática dos debates há muito não é exercida em eleições na cidade. De acor informação do presidente do Sindserv, Mauro Alves é que os 3 candidatos confirmaram presença. O debate teve inicio às 15:20 hs e terminou ás 17:40 no Teatro Municipal. As perguntas foram direcionadas igualmente aos 3 candidatos com tempo de 2 minutos para cada um responder. Dividido em temas como: saúde, educação, obras, meio ambiente, cultura,esporte e lazer. O debate transcorreu com muita tranquilidade entre os participantes e ao final foi entregue a eles uma carta compromisso dos 2 sindicatos, que os 3 assinaram. O mediador foi José Luiz Ferreira, editor do Mural Folhão, apresentador do Circulando pela Cidade na Emboabas AM e editor deste blog Colluna do Zé.                                    

domingo, 23 de setembro de 2012

DEBATE DOS CANDIDATOS COM SERVIDORES MUNICIPAIS!


Bastidores da notícia










                                                                                         
O SindSERV e o SindUTE promovem na 2ª feira/24/09 um debate entre os candidatos à prefeitura com a participação dos servidores municipais. A prática dos debates há muito não é exercida em eleições na cidade. Até o fechamento dessa edição a informação do presidente do Sindserv, Mauro Alves é que os 3 candidatos confirmaram presença. O debate será às 15 hs no Teatro Municipal.                                      

Semana do Trânsito - Participação de todos!



Como acontece todos os anos de 18 a 25 de setembro é comemorada em todo pais a Semana Nacional do Trânsito. Autoridades, escolas e várias entidades levam á população informações e ações para provocar atitudes responsáveis no cotidiano do trânsito. Na cidade além das blitz educativas, foram distribuídos folhetos educativos em vários pontos da cidade.







         

Radioterapia - Convênio com estado garante 4 milhões para SJDR !
















O secretario de saúde do estado Antônio Jorge, em visita oficial anunciou a instalação e construção de moderno centro de radioterapia no tratamento do câncer. Os pacientes da cidade e região são obrigados a irem para centros como Juiz de Fora e BH. O investimento no centro será da ordem de 4 milhões. Após o anúncio o secretario visitou a UPA, a Santa Casa e o Hospital Nossa Senhora das Mercês. De acordo com o secretario o equipamento de radioterapia é um acelerador linear, essencial para o tratamento de câncer no valor de 2 milhões. Os outros 2 milhões será aplicado no Centro Oncológico na construção de um “Bunker”. O secretario municipal de saúde José Marcos comemorou os investimentos. SJDR já faz procedimentos de quimioterapia, agora tendo o centro de radioterapia os pacientes terão mais conforto no tratamento a que são submetidos aqui mesmo na cidade ao lado da família.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DOM VALDEMAR COMEMORA 50 ANOS DE SACERDÓCIO!










O Bispo emérito de São João Del Rei Dom Valdemar Chaves de Araújo comemora 50 anos de sacerdote. A solenidade acontece dia 22/09/12 na matriz nossa Senhora do Pilar às 19 horas. Em seguida solenidades acontecerão também em Lagoa da Prata e na cidade de Luz. Dom Valdemar que chegou  na cidade por ocasião da doença do então bispo Dom Antonio Carlos Mesquita e assumiu até a chegada de Dom Célio Goulart. Dom Valdemar exerceu a função de bispo em São João Del Rei por 14 anos.

Justiça facilita prova de união para pensão por morte


A TNU (Turma Nacional de Uniformização), última instância do JEF (Juizado Especial Federal), entendeu que, para comprovar a união estável e garantir a pensão por morte, basta o interessado apresentar testemunhas. Dessa forma, não é mais obrigatório mostrar documentos como prova. Quando um segurado do INSS morre e seu companheiro ou companheira quer solicitar a pensão, ele precisa ir ao posto previdenciário e apresentar documentos para comprovar a união estável. Entre os papéis que servem de prova está a certidão de casamento, a conta bancária conjunta ou comprovantes de endereço. Acontece que, mesmo vivendo juntos, nem sempre os segurados têm essas provas. Por isso, acabam tendo dificuldades para provar a união estável e receber o benefício. Muitas pessoas, quando se unem, continuam não tendo acesso a cartão de crédito e habitação própria. Agora elas poderão comprovar que tinham uma união estável só com o depoimento da vizinha ou do dono do bar, diz o advogado previdenciário Daisson Portanova.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

DOAÇÃO DE SANGUE

















A população mineira doa sangue pouco sangue. Até Agosto apenas 1,2% dos 20 milhões dos mineiros doou sangue. O número está longe do recomendável pela OMS que é de 3% a 5% da população. O Hemominas já admite a possibilidade de não atender mais os casos que não sejam de urgência. Os doadores em Minas passaram de 210 mil em 2010 para 2217 mil em 2011 e apenas 219 mil até agosto de 2012. Houve uma queda acentuada de 8 mil doadores enquanto que demanda cresceu. No geral o volume está 18,5% menor que o normal. O Hemominas de SJDR atende na Prefeito Nascimento Teixeira 175 no Segredo. Fones 3371 3389 e 3372 6487

terça-feira, 18 de setembro de 2012

UFSJ : a greve acabou!




















O comando de greve dos professores da UFSJ se reuniram em assembléia no dia 13/09 e decidiram pelo fim do movimento. De acordo com os representantes dos grevistas as aulas retornam na 5ª feira dia 20. Na próxima semana as ações internas e administrativas irão providenciar e avaliar as condições para aplicarem o novo calendário para conclusão do período deste 1º semestre de 2012. A previsão é que mesmo com aulas em período integral o semestre só será concluído em março de 2013. A volta à rotina universitária após 120 dias de paralisação foi dia 17. Os prejuízos causados pela greve tão extensa é incalculável para vários setores da sociedade.

domingo, 16 de setembro de 2012

Bate boca no tribunal




Na tarde da 5ª/13/09 durante depoimento no julgamento do assassino confesso Fernando Henrique dos Anjos da jovem Amanda Vale, o advogado do réu o Dr. Ércio Quaresma e o Capitão Costa PM, na condição de testemunha trocaram palavras ríspidas e ameaças. O militar não aceitou o tom incisivo e o dedo em riste do advogado reagiu; o advogado o interpelou duramente e dizendo que ali era apenas a testemunha. O promotor Dr. Lauro Sodré também participou da discussão com o advogado, acirrando ainda mais os nervos. Durante o entrevero a juíza Maria de Fátima fez uma intervenção com pulso firme exigindo dos envolvidos na discussão que se respeitasse o tribunal, inclusive ameaçou suspender o julgamento. Em seguida reuniu o promotor e o advogado para sala de reuniões, dispensou o capitão da PM, lhe advertindo com rigor e retomou o julgamento que adentrou até a madrugada. O plenário nesse dia recebia um público moderado entre parentes e amigos da Amanda, estudantes de direito e poucos curiosos. No dia seguinte o plenário superlotou.























quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Conta de luz 16% mais barata





























O país já voltou a crescer e o governo adotará medidas para reativar a economia, entre elas a redução das tarifas de energia elétrica. A queda para os consumidores residenciais vai chegar na casa dos 15% se prevalecer o número defendido por técnicos do governo. A presidente definiu o índice em 16,2%. Até a semana passada, os técnicos trabalhavam com uma redução de 10% na conta de energia residencial, mas assessores presidenciais defendiam que o percentual fosse elevado para ficar mais próximo do que será concedido para a indústria. Para o setor industrial, a redução deve variar de 12% a 28%. A média deve ficar na casa dos 20%. A medida será anunciada formalmente na próxima terça, em encontro com um grupo de empresários no Palácio do Planalto. Na ocasião, será editada medida provisória retirando impostos federais da conta de energia e autorizando a renovação de concessões de usinas hidrelétricas. ???...